top of page

O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais

Série de publicações em três volumes apresenta dados do setor, tendências do segmento e as principais formas de comercialização de produtos e serviços.


A floricultura, entendida como o conjunto de atividades produtivas e comerciais relacionadas ao mercado de espécies vegetais cultivadas com finalidades ornamentais, é um dos mais novos, dinâmicos e promissores segmentos da agricultura brasileira. Explorada comercialmente desde a década de 1950, passou a crescer nos últimos anos, principalmente em função da evolução dos indicadores socioeconômicos, das melhorias no sistema distributivo dessas mercadorias e da expansão da cultura do consumo de flores e plantas como elementos expoentes de qualidade de vida, bem-estar e reaproximação da natureza.


A floricultura comercial brasileira cresceu, em média, no período de 2008 a 2011, 10% ao ano nas quantidades ofertadas e 15% ao ano em valor de vendas. Em 2013, o mercado nacional de plantas e flores ornamentais movimentou R$ 5,22 bilhões, com taxa de crescimento de 8,3% em relação ao faturamento total auferido no ano anterior.

A fim de entender a evolução desse mercado, o Sebrae preparou uma série de publicações em três volumes, intitulada Flores e plantas ornamentais do Brasil. A seguir, você pode conferir cada um deles.


Configuração geoeconômica

No primeiro volume da série, conheça os principais indicadores socioeconômicos e geográficos da distribuição da floricultura brasileira, segundo as cinco macrorregiões do país e as respectivas unidades da federação.

Assim, é possível descobrir quais são os maiores estados produtores de flores e plantas ornamentais do país e como se deu o processo de consolidação desse segmento no Brasil, bem como de que maneira o setor se organiza.



Comércio e serviços

No segundo volume da série, conheça as formas prevalentes de comercialização de flores e plantas ornamentais nos mercados atacadista e varejista, além da atuação do setor no comércio exterior. Saiba também quais são os principais serviços ofertados pela cadeia produtiva do segmento, bem como os hábitos de consumo dos brasileiros e os mais importantes eventos e feiras do setor.


Tendências do mercado

No terceiro volume da série, conheça os fatores de sucesso para venda competitiva de flores e plantas ornamentais pelos produtores no atacado, no varejo e no setor de serviços.

A publicação apresenta quais são os benefícios da associação de produtores, da padronização das mercadorias, da inovação permanente, da automação de processos, do relacionamento com clientes e muito mais.


Publicado por SEBRAE em 17/10/2016

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page