top of page

Sendo

Protagonista

Onde Estamos

TERRITÓRIO ITAPARICA

O Território Itaparica, segundo Censo Demográfico (2010), corresponde a cerca de 2,9% do Território Estadual. Na divisão administrativa, é formado pelos municípios de Abaré, Chorrochó, Glória, Macururé, Paulo Afonso e Rodelas (BAHIA, 2013), embora faça parte da Bacia Hidrográfica do São Francisco, todos os municípios estão inseridos na Região Semiárida. Onde Predomina o clima árido, com nenhum excedente hídrico, chuvas de primavera/verão que não ultrapassam os 500 mm e temperatura média anual em torno dos 25ºC.  (SUPERINTENDÊNCIA DE ESTUDOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DA BAHIA, 1998, 1999).

MUNICÍPIO DE PAULO AFONSO

Paulo Afonso, cidade do interior da Bahia, localiza-se na região do semiárido, embora faça margem com o Rio São Francisco. Sua área é de 1 545 Km² e sua população é de 117.782 habitantes (IBGE, 2019). Faz limite, ao norte com o município de Glória, ao sul com o município de Santa Brígida, a leste com o estado de Alagoas, a oeste com o município de Rodelas e a sudoeste com o município de Jeremoabo. Sua localização geográfica é 9º 24' 22" de latitude sul e 38º 12' 53" de longitude oeste. 

Na zona rural do município, no povoado de Malhada da Caiçara está situado um museu em homenagem a Maria Bonita, o Museu Casa de Maria Bonita. A queda d’água do Rio São Francisco é característica mais marcante de Paulo Afonso, a Cachoeira de Paulo Afonso, como é chamada, é um conjunto de quedas d’água, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. Outras opções de passeio na cidade são: A Igreja de São Francisco de Assis; A Praça das Mangueiras; O Parque Belvedere e a Ponte Metálica com a bela vista do Cânon do São Francisco que guarda a divisa entre o Estado da Bahia e Alagoas.

Passou a Distrito do município de Glória pela Lei Estadual n.° 628, de 30 de dezembro de 1,953, tendo sue instalação se verificado em 24 de setembro do ano seguinte. Em 28 de julho de 1958, a Lei Estadual n.° 1.012 dá ao Distrito de Paulo Afonso autonomia política tornando-o Município. O Município é sede de Comarca da 1ª entrância, criada a 3 de março de 1966, pela Lei n.° 2.314, e sua jurisdição abrange os municípios de Glória, Rodelas e Santa Brígida.

Fonte: Prefeitura de Paulo Afonso, IBGE e Guia do Turismo

DSC_7982.JPG
Territorio Itaparica.jpg
Quem Somos
haste Floral.jpeg

Quem Somos

Por meio da prática associativista nasceu o Projeto Flores da Bahia, no município de Paulo Afonso, uma organização socioprodutivas, sem fins lucrativos, fundada no ano de 2004, que tem como principal objetivo aumentar a área de cultivo, introduzindo material genético de alto padrão de qualidade, melhorar a qualidade de vida de famílias, carentes e aumentar o nível tecnológico da floricultura nos solos baianos.

 

Durante os 15 anos de existência, já firmou parceria com diversas instituições, entre elas o Governo do Estado, a Prefeitura, o SEBRAE e a ONG AGENDHA (Assessoria e Gestão em Estudos da Natureza, Desenvolvimento Humano e Agroecologia) com a finalidade de fomentar ocupação e a renda para os jovens no semiárido baiano, região de baixa densidade econômica.

Catálogo Virtual

Quem Produz

Nossas Ações

Mãos que cultivam

Atualmente, a Haste Floral – Cooperativa dos Produtores de Flores Tropicais e Plantas Ornamentais de Paulo Afonso, gerenciada por jovens, produz vinte espécies de flores e folhagens tropicais, na aridez da caatinga, superando as adversidades do clima e do solo. Os jovens que participam do Projeto Flores da Bahia, passaram a olhar com outros olhos, essas dificuldades, envolvendo-se na organização social do município protagonizando e acreditando no Desenvolvimento Sustentável, possível com o envolvimento das gerações presentes e futuras.

49276634_242054086513182_207754574058173

Redes Sociais

Redes Sociais

FALE CONOSCO

Povoado Baixa do Boi, Loteamento 1,

Zona Rural, Paulo Afonso/BA

hasteflorall@gmail.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

contato
bottom of page