Implantar um viveiro de plantas requer planejamento e conhecimento das técnicas de plantio
Esse ramo de negócio tem crescido e ganhado espaço no mercado agrícola, em vista disso, produzir mudas de flores e plantas ornamentais tem se mostrado uma alternativa lucrativa de negócio. Capacite-se para obter renda, montando seu próprio viveiro.
Os compradores de mudas são exigentes quanto à qualidade, pois esse é um fator que interfere na manutenção das plantas pelo vendedor ou pelo consumidor final. Para obter mudas de boa qualidade, é necessário aprender algumas técnicas para produzi-las.
Entre os procedimentos que você precisa conhecer estão a escolha, a formulação e a adubação correta do substrato, os tipos, as dosagens, as formas de aplicação de adubos e os sistemas de irrigação das mudas. Isso é o que afirma Wantuelfer Gonçalves, professor do curso Produção de Mudas Ornamentais, desenvolvido pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Além disso, é necessário estar atento às tendências e novidades nesse ramo. As plantas medicinais, por exemplo, são muito procuradas. Flores como orquídeas e rosas estão entre as mais populares, e há também as mudas de plantas de grande porte (palmeiras e árvores). Visitar feiras e exposições, como as que acontecem em todo o país, na primavera, é um ótimo meio para você se manter atualizado.
É importante ressaltar que a implantação de um viveiro para mudas ornamentais requer planejamento. A área destinada à construção, por exemplo, dependerá do tipo de muda que se pretende cultivar.
Antes de iniciar a atividade, o produtor deverá procurar o órgão oficial em sua região para se infomar sobre as especificações legais exigidas nesse tipo de comercialização e para providenciar a inscrição no RENASEM – Registro Nacional de Sementes e Mudas.
Por Luci Silva via CPT Brasil - Data não informada
Comments